artandata-informatica-design

Atualizado em 02 MAI 2018

Será que preciso atualizar meu site?

A primeira questão a ser analisada é a antiguidade do seu website. Se a última atualização foi já há mais de 2 ou 3 anos, com certeça precisará algum tipo melhoras. Se você não se lembra quando foi essa atualização sem dúvida haverá muita coisa para melhorar. O site até pode funcionar bem mas você olha noutros sites concorrentes e vê que estão mais organizados, com layout mais clean, funcionalidades intuitivas e rápidas, etc. E nem falar se essa comparação fosse feita num celular! Porque provávelmente seu site não é Responsivo (ou seja preparado para se ajustar automaticamente ao tamanho das telas).

1.- Antiguidade do Site.  Como já foi dito, é um parâmetro importante para determinar se uma atualização é necessária. Recomenda-se atualizar no máximo a cada 3 anos para ter sempre sua publicação adequada às novidades tecnológicas e às tendências visuais como assim também fazer melhoras nas funcionalidades e dar uma experiência melhorada para seus clientes ou usuários.

2.- A funcionalidade é satisfatória? Seu site oferece todas as possibilidades de comunicação com os visitantes? A navegação é simples e efetiva ? As informações  são facilmente acessadas? Ou pelo contrário seu publico reclama por melhoras?

3- O visual do site é a imágem da sua marca? Imagine-se você um usuário, um visitante ao site do seu público-alvo. O que está vendo é a cara da sua empresa ? Cada página apresenta características semelhantes e consistentes com a sua imagem institucional? Ainda se as respostas a essas perguntas fossem afirmativas, com o passo do tempo até a imagem da sua empresa apresentará pequenas mudanças, alguma cor, um slogan novo, re-design da logomarca, por exemplo que não estarão no seu site.

4.- Site Responsivo. Hoje em dia, nos tempos da internet mobile os sites precisam se adequar ao tamanho  e orientação das telas. Já passou a época onde os sites eram acessados nas telas dos computadores de escritório. Agora também são acessados (e muito) por celulares, smartphones e tablets. Então o site precisa ser Responsivo, ou seja, ajustar os conteúdos (tamanho, distribuição, fontes, etc) para ter uma ótima apresentação em cada dispositivo. É obrigatório investir num site responsivo ou pelo menos manter o antigo e investir num novo para esse dispositivos mas essa opção não é recomendada já que haverá dois sites para atualizar e se com um é complicado imagina com dois ! De qualquer forma é necessário se adaptar à essa realidade.

5.- Seu ranking nos buscadores. Hoje em dia se um site é responsivo (item 4) ajuda a melhorar o posicionamento nos buscadores. Quer dizer que se dois sites tem a mesma pontuação na busca mas um é responsivo e outro não ganha a posição o site responsivo. Além desse fato se um site é muito antigo com certeça há muitos ajustes técnico a fazer para melhorar o ranking.

6.- Base de dados dos potenciais clientes. Seu site possui alguma estratégia para obter dados dos visitantes? E caso tenha, será que possui um meio automatizado para administrar esses dados?. Capturar esse leads (potenciais clientes) fornece uma base de dados para oferecer por exemplo, descontos, promoções, brindes, etc. Além de criar um canal de comunicação permanente que sem dúvida trará algum tipo de retorno na sua atividade.

7.- Segurança da informação. A questão de segurança de dados é um tema importante para considerar na hora de dar uma re-paginada no seu site, especialmente se fosse muito desatualizado e antigo. Fazer uma análise das funcionalidades do sistema ajuda a preservar o site das vulnerabilidades que poderiam ser aproveitadas por usuários mal intencionados (hackers). Se você gosta do seu site não precisa criar um novo pois geralmenta basta com atualizar as funcionalidades, plug-ins, remover os erros e otimizar as páginas para deixar-lo novinho em folha e pronto para concorrer ao topo das listas nos buscadores.

Artandata Informática & Design é uma empresa focada em soluções integráis de comunicação para profissionais liberais, pequenas e meias empresas. Fale conosco sem compromisso nenhum e enviar-emos uma proposta completa para reformular e atualizar seu site.

Acesse http://artandata.com.br/atendimento.php